MT6797 Helio X20 Análise

  1. Desempenho
  2. Autonomia de bateria
  3. Suporte a aplicativos
  4. Suporte a atualizações 
  5. Desempenho 3D
Os testes foram feitos em um Redmi Note 4  3/64

1 – Desempenho 

O Desempenho em si é ótimo, mesmo com uma interface considerada pesada como a “MIUI” o chipset consegue rodar muito bem, conseguindo executar até 10 aplicações simultaneamente sem engasgos.
Em um sistema AOSP, a historia é a mesma, o desempenho é altíssimo, conseguindo executar todos apps básicos e pesados sem nenhum tipo de travamento.

2 – Autonomia de bateria 

Eis um ponto que o chipset peca, a autonomia de bateria do mesmo não é lá essas coisas, ele não consegue gerenciar bem a bateria do dispositivo, em um dispositivo com 4.100Mah, o máximo de proveito que consegui tirar foi 6-7 horas, numa média de 5 horas de uso moderado.
Já em outros chipsets como o snapdragon 625, conseguiu tirar 9-10 horas de proveito, então foi um ponto que o ele ficou para trás dos seus concorrentes.

 3 – Suporte a aplicativos

Outro ponto negativo dos chipsets da Mediatek é o suporte a aplicativos,
muitos aplicativos famosos como o “UCBrowser” não tem suporte ao ele, além de muitos outros aplicativos de uso diário.

4 – Suporte a atualizações 

Outro ponto negativo, infelizmente, o suporte a atualizações dos chipsets Mediatek são horríveis, quero aproveitar e ressaltar algo:
Nos aparelhos com MIUI, muitas pessoas atualizaram seus aparelhos Mediatek para a MIUI 9 BETA, porém, a mesma deveria ser Android 7, e nos aparelhos MTK, continuam no Android 6.
A única alternativa seria instalar uma ROM customizada.

5 – Desempenho 3D

Eis o lado mais negativo do chipset, com uma CPU de fazer inveja, tem uma péssima GPU, não conseguindo rodar jogos 3D mais pesados como: Bullet Force, NOVA 3, entre outros.

Conclusão:

Se você pretende pegar um aparelho com este chipset para uso normal, aplicativos comuns como os de Redes sociais, vídeos etc. é uma ótima opção, mesmo a autonomia de bateria não sendo tão alta, você vai conseguir muitas horas de uso moderado. Se você pretende pegar um dispositivo com o Helio X20 para jogos pesados, esqueça, terá dores de cabeça.